sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Seca se prolonga e já causa Êxodo Rural


Rio Itapicuru Gonçalo - Caem
A seca se prolonga no sertão baiano, previsões marcam chuva para próxima quinta-feira dia 18, em Senhor do Bonfim que fica a 110 km do município de Jacobina. Muitos são os efeitos da seca, Produtores da região das grotas de Mirangaba, se valem de minadores de brejo para superar o tempo seco. Moradores do povoado de Coqueiros e Jatoba da Grota, afirma nunca ter visto uma seca dessa, o senhor Jose levava 30 caixas de bananas para vender na feira, hoje leva dez e diz que a situação pode piorar pois a produção cada dia cai e o preço do produto aumenta. 

No município de Gavião, choveu bem, as chuvas encheram as aguadas e criou bom suporte forrageiro nas pastagens, porém este já esta acabando e os pecuaristas já estimar fornecer novamente ração.

No município de Caem a situação é de calamidade, o município já enfrenta falta água para a população, na zona rural já observa-se muito o êxodo rural, moradores estão abandonando suas casas para irem para cidades em busca de sobrevivência. em Mirangaba, os destinos de muitos pais de famílias é Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, estes vão para trabalharem nas colheitas de cafe e algodão. Até quando a seca vai castigar o sertão baiano ninguém sabe ao cetro, por isso campanha de arrecadação de doação de recursos ja foi lançada pelo banco do nordeste. Na região Sul e Sudeste enchentes arrasam tudo, no Nordeste a seca arrasa os sonhos de muitos nordestinos.
Ovinos fazenda urucu - Gavião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog