quarta-feira, 29 de julho de 2015

Liberação de Recursos do Agroamigo Para os Clientes dos Municípios de Caldeirão Grande, Saude e Caem

A data de liberação dos recursos do Agroamigo, fica com data agendada para o dia 06 de Agosto na agência BNB de Campo Formoso.

Todos os produtores contemplados e pré avisados, deverão comparecer ao local munidos de documento de identificação (RG) e CPF, no horário de 10:00 até as 15:00 horas. 

Lembrando que a data esta agendada apenas para os clientes dos municípios de Caldeirão Grande, Saúde e Caem.

Atenciosamente, Jesivaldo - Assessor de Crédito Rural

domingo, 26 de julho de 2015

Parabéns! Ao Agricultor 28 de Julho

O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. É importante não confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, que é comemorado em 25 de julho.

   O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.

Sabemos que a agricultura pertence ao setor primário da economia e, como tal, encarrega-se – ao lado dos setores extrativistas – de produzir, além dos alimentos, as matérias-primas que são empregadas na fabricação de mercadorias. Além disso, a agricultura vem ganhando um maior peso na produção de energia em virtude do cultivo de vegetais utilizados na biomassa, com destaque para os biocombustíveis.

Podemos dizer que a profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, haja vista que a agricultura constituiu-se no período Neolítico há mais ou menos 10 mil anos. Com isso, foi permitida a sedentarização do ser humano, ou seja, o fim da prática nômade, o que alicerçou as primeiras bases para a formação das civilizações e sociedades.


Com o tempo, em razão dos avanços das técnicas, a agricultura e, consequentemente, o trabalho do agricultor foram se transformando gradualmente. As principais transformações são historicamente recentes, com destaque para o processo de mecanização e modernização no campo que foi responsável pelo aumento da produtividade dos bens agropecuários. Embora existam críticas a esse processo – principalmente ao emprego estrutural gerado no meio rural –, essa modernização foi muito importante para ampliar a geração de alimentos e matérias-primas.

Em resumo, a importância da agricultura se dá em diferentes aspectos: a) produção de alimentos para toda a sociedade; b) geração de matérias-primas para a posterior industrialização; c) geração de empregos, embora esses sejam mais diminutos atualmente; d) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações. O Dia do Agricultor, 28 de julho, é, portanto, uma homenagem justa estabelecida em prol dos trabalhadores e produtores do campo!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

ACONTECEU MAIS UMA REUNIAO DO AGROAMIGO NA COMUNIDADE DE SAO MIGUEL




    Foi realizado em Caldeirão Grande-Ba mais uma reunião do programa Agroamigo do Banco do Nordeste. O Banco do Nordeste através da agência de Campo Formoso-Ba vem apoiando os agricultores em suas atividades rurais. 





   Desta vez a reunião aconteceu na associação local da comunidade de São Miguel, na oportunidade o Assessor Técnico, Jesivaldo Rios, esteve realizando a palestra informativa para apresentar o programa e tirar todas às duvidas dos agricultores presentes.
  
Região do Boqueirao
     O Agroamigo é um programa de financiamento rural do Banco do Nordeste em parceria com o Governo Federal e o Instituto Nordeste Cidadania, que apoia atividades agropecuárias e de serviços no meio rural, com propostas que variam de 4.000 a 15.000 reais sem custo algum para o produtor rural. Conta ainda com apoio das parcerias locais Secretaria de Agricultura do município e do Sindicato do Produtor Rural.




     Após a palestra o assessor coletou propostas de credito para investimentos rurais no município, o maior numero de solicitações dos produtores rurais foram para aquisição de bovinos, devido bom período chuvoso ter aumentado a capacidade forrageira e hídrica das propriedades. 



     Esteve presente no local mais de cinquenta agricultores. O Assessor Técnico ressaltou a importância da aplicação do credito corretamente para que os produtores tenham sucesso com o empreendimento e possam aumentar sua renda familiar.

Arquivo do blog