sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

EBDA E BANCO DO NORDESTE DEBATEM MICROCRÉDITO RURAL


Para alinhar as informações operacionais referentes ao acordo de cooperação técnica assinado entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), foi realizada em setembro de 2012 uma reunião técnica sobre microcrédito rural. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da empresa (CTN), no bairro de Itapuã, em Salvador.

Na ocasião foram definidas estratégias de alinhamento em torno do Pronaf Agroamigo e discussões referentes aos instrumentos de acompanhamento de crédito emergencial, preços, projeto de crédito, pluviometria e safra. Além disso, os gerentes e subgerentes regionais da EBDA debateram sobre microcrédito rural.

O presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, explicou a importância da parceria com o BNB e disse que a “expansão de metodologia do microcrédito rural para outros grupos do Pronaf, sem dúvida, irá fortalecer ainda mais a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Bahia”.

De acordo com o gerente estadual de microfinanças do BNB, Edizio Bahia de Souza, a expansão do microcrédito rural orientado e assistido garante operações de valores de investimento de até R$ 15 mil, com maior controle de projetos financiados. 

“O atendimento aos clientes será realizado nas próprias comunidades por meio de um assessor de microcrédito rural, responsável também pela elaboração e acompanhamento dos projetos, coleta de documentos e execução de ações de cobrança”, disse Souza. 

Participaram também do encontro o diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco Ramalho, o chefe do Departamento de Agricultura da EBDA, Samuel Feldman, o gerente executivo do Pronaf, no BNB, Herculano Sobrinho, e a chefe da Divisão de Suporte Técnico da empresa (DST/DDA), Karina Freire.

Cooperação técnica

O objetivo do acordo firmado entre a EBDA e o BNB é expandir a aplicação da metodologia de microcrédito rural, orientado e acompanhado do programa Agroamigo para outros grupos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com exceção dos grupos A e A/C. Além disso, estabelece ações integradas a serem implementadas pelos participantes.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Projeto de lei 4327/12 Serviços de assistência técnica e extensão rural como ações de assistência social



A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 4327/12, do deputado Bohn Gass (PT-RS), que considera os serviços de assistência técnica e extensão rural como ações de assistência social 

O objetivo é garantir base legal para que instituições e organizações que prestem esses serviços possam receber apoio financeiro e isenções fiscais e previdenciárias. O texto aprovado altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Lei 8.742/93).

O relator, deputado Junji Abe (PSD-SP), defendeu a aprovação do projeto e apresentou duas emendas para acolher sugestões do deputado Lira Maia (DEM-PA).

Uma das emendas estende os benefícios financeiros e as isenções previstas no projeto para as instituições que desenvolvam ações de assistência técnica. A outra emenda altera a ementa do projeto para incluir o termo “oficiais” de forma a valorizar as instituições oficiais.

Pelo texto aprovado, passarão a se equiparar a entidades de assistência social aquelas que desenvolvam ações de assistência técnica e extensão rural para a retomada, a manutenção e a ampliação de produção agropecuária voltada à segurança alimentar e nutricional, oferecidas de forma gratuita e continuada.

Os serviços oferecidos poderão ser realizados por meio de atividades de assessoramento e de atendimento, de educação formal e não formal, de caráter continuado, no meio rural. Eles poderão ser agropecuários ou não, incluindo atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Campanha Natal sem Fome dos Sonhos-Caem-ba



          Nesta Quinta-feira (21), foi realizado o Natal sem Fome dos Sonhos, na comunidade de Piabas no município de Caem (BA), a Campanha “Natal Sem Fome dos Sonhos”, foi organizado pelo Agroamigo da unidade de Jacobina, sobre a coordenação de Josemarcia Mota. Um ato social de solidariedade em parceria com o Banco do Nordeste. Ao todo foram distribuídas 200 cestas de alimentos as famílias carentes do município. Presentes para as crianças, roupas e calçados, alem da animação dos palhaços Pirulito e Picolé que juntos com o papai Noel, fizeram a festa da criançada.
             
          A ação de solidariedade consistiu no desenvolvimento de atividades criativas associada à arrecadação de alimentos não perecíveis que foram doados no evento.

         O evento contou com a presença do Prefeito do município Arnaldinho e o vice Bruno, vereadora Jane e Gerente do Banco do Nordeste, Macedo, Presidente do STTR-Caem, Nilson. Coordenadora do Agroamigo Jacobina, Josemarcia e sua equipe de assesores, Jesivaldo, Gustavo, Laecio, Emanuela e Leonardo, alem de voluntários que com muita garra e solidariedade garantiram o sucesso do evento.


       Segundo a coordenadora, Josemarcia, “quando há solidariedade, o Natal se Faz presente na comunidade”. Levar aos cidadãos carentes um sorriso no rosto e satisfação no olhar é muito gratificante.
Para a equipe do Agroamigo e INEC a Campanha mais uma vez foi um sucesso, "a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana".
    
      Equipe Agroamigo Jacobina e Banco do Nordeste, externam sinceros agradecimentos, salientando que o sucesso da referida campanha está calcada ao espírito de colaboração de cada um.

CONFIRA FOTOS NA PAGINA EVENTOS- http://oagricultoronline.blogspot.com.br/p/blog-page_22.html

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Campanha Natal sem Fome dos Sonhos - INEC

            Na última sexta-feira (14), equipe do Instituto Nordeste Cidadania - INEC, Agroamigo e Crediamigo estiveram presentes na comunidade de Água Boa (CE) para a realização do Natal. Essa é mais uma das ações da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos. — Natal na comunidade de Água Boa - Canindé (CE).
            A unidade de Jacobina (Ba) realizara seu evento nesta Quinta-feira (20), na comunidade de Piabas no município de Caem (BA). A cobertura completa do evento você acompanha aqui no blog do agricultor online.




terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) leva água para 12 mil famílias do Semiárido

           Famílias da micro Região de Jacobina-Ba, estão sendo beneficiadas com o programa do governo federal, Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), uma experiência inovadora de captação de água de chuva para o consumo humano e a produção de alimentos para a agricultura familiar no Semiárido. Implementado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA)  mais de 12 mil famílias, ou 60 mil pessoas, estão tendo acesso à água para produção e alimentos no Semiárido. Na região famílias dos municípios de Quixabeira, Ourolandia, Capim Grosso e Jacobina.


     
     Através da COFASP-Cooperativa de Assistência à Agricultura Sustentável do Piemonte, as comunidades de Queimada Velha, Garajau, Velame, Soropo, Jureminha, Varzea Nova do Junco, Saracura, Garajau e redondezas de Itapeipu, situados no município de Jacobina, estão sendo contempladas com cisternas do projeto. Segundo o técnico da cooperativa Josiene Matos, responsável pelo município, já foram construídas 40 cisternas (20 calçadão e 20 de enxorada). 
          Alem das cisternas foram construídos no municipio também 20 barreiros tipo trincheira, 3 barragemzinhas, 5 barragens subterrâneas , 02 tanques de pedra e uma bomba Bap (bomba de água popular).

Cisterna enxorada Comunidade Velame
Barreiro comunidade Velame

         O objetivo do P1+2 é promover soberania, segurança alimentar e geração de emprego e renda às famílias agricultoras por meio de processos participativos. O 1 significa terra para produção e o 2 corresponde a dois tipos de água: para consumo humano e para produção de alimentos. "Todas as saídas históricas para a região foram para criar dependência. Precisamos dar visibilidade às experiências das comunidades, aos saberes e conhecimentos dos agricultores em manejar os agroecossistemas. Para isso, a estratégia mais eficiente é o tripé 'pequeno, barato e próximo', baseado na estratégia de convivência com o semiárido, e não o tripé 'grande, caro e longe' que marca a indústria da seca", destacou o coordenador do P1+2 e integrante da coordenação da ASA, Antonio Barbosa.

          Desde que surgiu, em 2007, o P1+2 já construiu 10 mil cisternas-calçadão, 474 barragens subterrâneas, 340 tanques de pedra, 208 bombas d’água popular (BAPs) e um barreiro-trincheira: todas tecnologias sociais simples, baratas e de fácil apropriação pela agricultura familiar. "O semiárido brasileiro é o mais chuvoso do mundo. E a estocagem dessa água deve estar baseada na necessidade de cada família", disse.
          O semiárido brasileiro reúne hoje cerca de 22 milhões de habitantes, ou 11,8% da população brasileira. Deste total, 38% estão na zona rural, perfazendo 1,7 milhão de famílias. Segundo Barbosa, a universalização do acesso à água é imprescindível, mas não responderá sozinha ao desenvolvimento da região. "A pobreza não está só relacionada à disponibilidade de água. A região norte, por exemplo, tem a maior reserva de água do Brasil e alguns dos piores indicadores. Os dados do censo agropecuário dão conta de que metade da população do semiárido rural detém 3% das terras, enquanto 46 mil pessoas detêm quase metade das terras. É uma questão que precisa ser enfrentada também", disse.
           O programa surgiu no momento em que o Nordeste passa pela pior seca dos últimos 30 anos. Pelo menos 458 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem este ano e cerca de 4 milhões de pessoas estão em áreas atingidas. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, 222 decretos de emergência já haviam sido reconhecidos pelo órgão federal.
           Água para todos - Durante o debate, o gerente de monitoramento e assessoramento técnico de projetos da Fundação Banco do Brasil, João Bezerra, também apresentou as ações da instituição no Programa Água para Todos. Implementado pelo governo federal no âmbito do Brasil Sem Miséria, que visa retirar todos os 16 milhões de brasileiros que vivem em situação de pobreza extrema até 2014, o programa prevê a universalização do acesso à água em áreas rurais a partir da implementação de 750 mil cisternas em 181 territórios prioritários, sobretudo no Semiárido e nos estados do RS, SC e AM.
"A Fundação Banco do Brasil responderá por 60 mil cisternas de 89 municípios de 40 territórios. Isso exige um protagonismo da comunidade que implanta para que as famílias possam, inclusive, se apropriar e fazer a conservação da Tecnologia Social", destacou.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Criadores de São Jose do Jacuipe-Ba Sofrem com Ataques de Cães nos seus Rebanhos

Rebanho de Itatiaia

  Produtores Rurais de São Jose vem sofrendo com constantes ataques de cães em seus rebanhos ovinos. Segundo relatos de criadores das localidades de Itatiaia e umburanas, os cães atacam os animais a noite sangrando ate a morte, quando não mata deixa sequelas.
Ovelha Ferida com mordida de cão.
 
  Os mesmos já tentaram procurar soluções junto policia, onde foram informados que nada podem fazer pois não se pode apreender nem matar os cães que nem mesmo sabe-se ao certo quem são seus verdadeiros donos.
     
   Os problemas se arrastam, um único produtor de Itatiaia perdeu 25 cabeças, praticamente toda sua produção. A medida de alguns criadores, para amenizar o problema, foi migrar seu rebanho para outra região distante do foco de ataques, outros são obrigados a pastorar o rebanho durante todo o dia e prender os animais a noite, para garantir que novo ataque não aconteça.
Ataque de cachorro


 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Associação Caiçara

       Aconteceu no dia 27 de Novembro mais uma reunião do AgroAmigo do Banco do Nordeste na Associação de Caiçara, Capim Grosso-Ba. A associação juntamente com o Sindicato do Produtor Rural são importantes parceiros do AgroAmigo no município. A associação já recebeu mais de dois milhões em recurso do governo federal para elaboração de projetos comunitários.


             À Associação Comunitária Caiçarense é bastante reconhecida pela conquista e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com o objetivo de mudar a história de muitas famílias que sonham com dias melhores mas que por falta de projetos e iniciativas do poder público, o povo organizado vem superando as dificuldades e dando exemplo para muitos políticos que se apresentam principalmente em ano eleitoral como sendo os salvadores da pátria. A associação é uma prova de que o povo organizado poderá realizar grandes feitos e com isso contribuir para dias melhores na região.




quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Conheça o MPA
         O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é um movimento camponês, de caráter nacional e popular, de massa, autônomo e de luta permanente, constituído por grupos de famílias camponesas. Seu principal objetivo é a produção de comida saudável para as próprias famílias e também para todo o povo brasileiro, garantindo assim, a soberania alimentar do país. Além disso, busca o resgate da identidade e da cultura camponesa, respeitando as diversidades regionais.
        O MPA integra a Via Campesina, articulação internacional de movimentos camponeses, e junto com outros movimentos e setores da sociedade luta, por um Projeto Popular para o Brasil.
Atualmente, o movimento está organizado em 17 estados do Brasil.

domingo, 2 de dezembro de 2012


Famílias agricultoras de Exu recebem com alegria a tecnologia dos fogões geoagroecológicos

Família Beneficiada
Diretamente envolvidas no processo de construção dos fogões geoagroecológicos, as famílias de Silvanete Lérmen da Serra dos Paus Dóias e a de Antonia Aparecida de Souza do Assentamento Serra da Nova Vida, ambas localizadas no município de Exu, receberam nesta quinta-feira, 29, a tecnologia que é novidade na região.
“Eu acho que esse fogão foi uma benção para gente. Só de a pessoa não está desmatando pra fazer carvão, invés disso vai aproveitando uma lenha seca pra não destruir a natureza. E esse fogão é muito importante porque sou alérgica a poeira do carvão e com ele não vou mais mexer com isso”, afirma a agricultora Antonia Aparecida de Souza.
Na ocasião, foram entregues os dois primeiros fogões que são resultados da capacitação dos primeiros “mestres fogãozeiros” do Araripe pernambucano. A iniciativa é da Ong Caatinga com o apoio da Agendha, organização que já trabalha há anos com a construção da tecnologia e do Fundo Caixa, Fundo Nacional do meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente.
Os fogões levam uma média de dois dias para serem construídos e são feitos basicamente à base de tijolo e barro. A tecnologia possibilita ainda, a diminuição no uso de lenha em virtude da utilização de gravetos, bem como a redução na  emissão de fumaça.

Família Lermén, mestres fogãozeiros e capacitadores da Agendha comemoram entrega do primeiro fogão

Pronaf Emergêncial


 Agricultores do Nordeste têm até fevereiro para contratar crédito especial do Pronaf

         Agricultores familiares da região Nordeste enquadrados no Pronaf que foram afetados pela estiagem têm até o dia 28 de fevereiro para acessar a linha emergencial de crédito, criada em maio deste ano pelo governo federal. A Resolução nº 4.159, do Conselho Monetário Nacional, que alterou disposições do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), também definiu o novo prazo para as contratações da linha emergencial - para operações de custeio e investimento.
         Segundo a superintendência do Banco do Nordeste, já foram contratados, nesta linha especial de crédito e investimento para agricultores familiares afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Sudene, mais de R$ 1,3 bilhão e a liberação de cerca de R$ 200 milhões está em estudo.
"Os recursos são usados, principalmente, para a alimentação do rebanho, que está padecendo muito. Além da ração, vários investimentos na estrutura da produção, para o fortalecimento dos recursos hídricos, recuperação de pastagem, entre outros", diz o superintendente de Agricultura Familiar, Microfinanças Rurais e Crédito Fundiário do Banco do Nordeste, Luís Sérgio Farias Machado.
         Atualmente, 1.325 municípios de nove estados do Nordeste e de Minas Gerais estão em situação de emergência. Até o dia 08 de novembro, o número era de 1.317, segundo o Ministério da Integração. O estado onde há maior número de pessoas afetadas é a Bahia, com 262 municípios em emergência, seguido pela Paraíba, com 196.
Ação emergencial
        A linha de crédito especial foi criada em maio deste ano para atender os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Podem fazer as operações agricultores dos municípios que tiveram decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, pelo Ministério da Integração Nacional, a partir de 1º de dezembro de 2011.
        O prazo definido anteriormente para o acesso às contratações terminaria em 30 de dezembro de 2012, mas houve necessidade de prorrogação devido ao número de propostas apresentadas para operações de investimento. O diretor de Financiamento e Proteção à Produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadagnin, explica: “Há um grupo importante de agricultores familiares, mais de 10 mil, em todos os estados da região Nordeste, que estão com as propostas para as linhas especiais de crédito do Pronaf em análise nas agências do Banco do Nordeste. O maior volume de propostas em análise é para operações de investimento. As operações de investimento tem valor mais elevado, são mais complexas, o que exige mais tempo para análise e contratação”.
         O limite de crédito por agricultor é R$ 12 mil, com prazo de pagamento até dez anos, com três anos de carência, e taxa de juros de 1% ao ano. O agricultor conta ainda com um bônus de desconto de 40% sobre as parcelas de financiamento pagas em dia. Para os agricultores enquadrados no grupo B do Pronaf, cuja renda familiar anual é até R$ 10 mil, o limite de crédito é R$ 2,5 mil, com as mesmas condições.
Ascom/MDA

Bolsa Estiagem


Dilma Anuncia Prorrogação do Bolsa Estiagem por mais dois meses

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
             Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5) que o governo federal vai prorrogar por mais dois meses o pagamento do Bolsa Estiagem em razão da seca prolongada na Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Segundo ela, cada família beneficiada pelo programa vai receber mais duas parcelas de R$ 80, totalizando um custeio de R$ 560 e não mais de R$ 400.
            Essa renda, que transferimos com o Bolsa Estiagem, é para muitas famílias a única alternativa para não passar fome porque, sem a produção agrícola, elas não têm o que comer nem o que vender no mercado, explicou.
            No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que os agricultores cadastrados no Garantia Safra também vão receber ajuda extra do governo federal em razão da estiagem. Serão pagas duas parcelas a mais do benefício, cada uma no valor de R$ 136.
           Com mais dois meses de Bolsa Estiagem e dois meses de Garantia Safra, estamos garantindo renda para 1,5 milhão de famílias que vivem no Semiárido, avaliou.
          Outra medida anunciada pela presidenta trata da prorrogação, até fevereiro de 2013, da venda de milho a um preço mais baixo que o do mercado para pequenos agricultores. Segundo ela, o governo pretende também melhorar o sistema de distribuição do produto.
          Além disso, Dilma informou que a Operação Carro-Pipa será ampliada o Exército Brasileiro foi autorizado a contratar mais 906 carros-pipa, que vão se juntar aos 4.082 em serviço. Os estados, segundo ela, também receberam recursos e já contrataram mais de 2 mil carros-pipa.
         Sobre investimentos em obras para tentar solucionar a falta de água na região do Semiárido, Dilma destacou o Eixão das Águas, as barragens do Missi e do Riacho da Serra, no Ceará; a Adutora do Pajeú e a Adutora do Agreste, em Pernambuco; as Vertentes Litorâneas, na Paraíba; a Barragem do Atalaia, no sul do Piauí; o Sistema Adutora Alto Oeste, no Rio Grande do Norte; e o Canal do Sertão Alagoano, em Alagoas.
        Na próxima sexta-feira (9), segundo ela, será inaugurada a Adutora do Algodão, em Guanambi, na Bahia. A expectativa é que a estrutura leve água para 140 mil pessoas. Dilma, destacou que a seca atual é uma das piores já registradas nos últimos 40 anos. Obras como essas e como as obras da transposição do Rio São Francisco preparam o Semiárido para enfrentar em melhores condições as próximas estiagens.

Arquivo do blog